terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Bolo de Iogurte

O bolo de iogurte não fazia parte do meu repertório de receitas até que um dia as minhas filhas chegaram da escola todas contentes porque tinham feito um bolo muito bom no ATL e trouxeram a receita do bolo de iogurte.
Claro que insistiram para o voltar a fazer em casa e estavam gloriosas a ensinar a mãe. Foi uma experiência que se revelou melhor do que expectava.
É uma massa muito fácil de preparar, daquelas que se misturam todos os ingredientes numa tigela e é só bater, deitar numa forma untada e enfarinhada e levar ao forno à temperatura habitual, os 180º. 
Se não deixar cozer demais, fica muito fofo e com uma textura agradável. Além disso, é muito versátil porque permite adicionar outros ingredientes como por exemplo, sumo e pedacinhos de abacaxi, banana madura (aquelas que de vez em quando ficam na fruteira rejeitadas porque já ninguém as consegue comer à dentada), na verdade podemos acrescentar qualquer fruta fresca para personalizar o sabor ou mesmo enriquecer com frutos secos. 
Uma vez experimentei substituir o óleo por manteiga, ficou bom mas voltei à receita original porque o sabor da manteiga, embora agradável, sobrepôs-se e deixou de ser um bolo de iogurte. O óleo é inócuo e torna a massa mais leve
Geralmente apresenta-se simples e é perfeito para acompanhar um chá, um café ou mesmo para completar um pequeno almoço especial. 
Curiosamente esta massa também pode ser utilizada em bolos recheados e com cobertura, o limite é a nossa imaginação ou capacidade técnica...
.

Sem comentários:

Enviar um comentário