quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Iogurte caseiro

Actualmente são mais do que conhecidos os benefícios e propriedades do iogurte. 

Há milénios que é feito, possivelmente desde a pré-história quando se começou a utilizar o leite dos animais domesticados e o armazenavam ou transportavam de forma a sujeitá-lo a um aumento da temperatura que propiciava a fermentação bacteriana e produzia o ácido lácteo transformando o leite em iogurte.
Crê-se que teve origem no Médio Oriente e Balcãs, com o nome árabe de leben, russo de koumis ou de kefir no Cáucaso. 
É no entanto o nome de origem Turca yogurt (jugurt), o adoptado mundialmente no início do século XX quando começou a ser difundido graças a vários estudos que demonstravam o quanto o seu consumo beneficiava a saúde, como o estudo imuno-microbiológico efectuado pelo biólogo russo Ilya Ilyich Mechnikov (Carcóvia,1845 - Paris,1916) laureado com o Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1908.
Hoje em dia é impressionante a panóplia de produtos lácteos e derivados que a industria alimentar produz.


Segundo as memórias da minha família foi no início dos anos 60 que em Portugal apareceram à venda os iogurtes Veneza, primeiro em potes de louça branca e depois, já em doses individuais, em copos de vidro gravado e com a forma de pequenas bilhas leiteiras .
Por volta de 1970 já a minha tia G produzia os seus iogurtes caseiros com a ajuda da panela de pressão. No fim da década de 70 aparecem no mercado as iogurteiras no rol dos pequenos electrodomésticos a ter na cozinha.
Já nos anos 80 surgiu a moda da flor do iogurte, Parecida com a couve flor embora de textura mole e gelatinosa, é uma espécie de cogumelo que produz o kefir, um tipo de iogurte mais liquido e com mais propriedades devido à sua dupla fermentação, ácido láctea realizada pelas bactérias probióticas e alcoólica realizada pelas leveduras benéficas que vivem em conjunto de uma forma simbiótica.

Há falta de grãos de kefir eu faço iogurte caseiro pela receita tradicional do iogurte grego.
É um processo muito simples, apenas demorado.



Primeiro aqueço 2 litros de leite do dia meio-gordo; pode-se utilizar leite gordo ou mesmo magro.
Verto o leite para uma taça de vidro com tampa e deixo arrefecer até aos 45º.C.
Então misturo muito bem 100g de iogurte que reservei da anterior produção; na primeira vez pode-se utilizar um iogurte natural de compra.
Depois fecho a taça hermeticamente, embrulho-a numa manta, e coloco dentro do forno desligado. 
Aguardo 8 horas sem abrir o forno; pode-se deixar fermentar até 10 horas mas quanto mais tempo maior a acidez do iogurte e torna-se desagradável ao paladar.
Numa tigela grande coloco um escorredor coberto com um pano de algodão onde verto o preparado. Tapo e coloco no frigorífico pelo menos por 6 horas. Deve-se mexer de vez em quando e verificar a consistência.
No fim obtenho cerca de 1 kilo de iogurte cremoso e quase 1 litro de soro de leite, Whey Protein, que também tem muitas aplicações e por isso também guardo num frasco no frigorífico.
Este iogurte caseiro, sem aditivos, saudável e muito saboroso aguenta uma semana no frigorífico.
Utilizo-o imenso nos pequenos-almoços e na confecção de alguns molhos e sobremesas.



Sem comentários:

Enviar um comentário