quarta-feira, 30 de março de 2016

Receitas do caderno azul


Sinceramente não sei de onde vieram as poucas receitas que a minha mãe registou num simples caderno de capa mole forrada de papel azul forte.
Não creio que as tenha retirado de algum livro de cozinha pois não gosta sequer de os folhear. O único livro em que se fiava e por vezes consultava era o "Cozinha Tradicional Portuguesa" da Maria de Lourdes Modesto.
No entanto o caderno de capa azul é muito anterior à edição deste livro, é de quando a minha mãe começou a cozinhar, dos seus primeiros anos de casada.
Desconfio que foi apontando as receitas de um ou outro prato mais bem confeccionado por alguma empregada com mais jeito para a cozinha que tenha trabalhado lá em casa, as receitas partilhadas pelas amigas ou eventualmente pela irmã e pelas cunhadas.
Pode até ter registado receitas de algo que comeu em festas ou jantares e que tenha sido profusamente apreciado.
Não são muitas, o caderno tem bastantes folhas em branco, no entanto uma coisa é certa, todas as receitas são deliciosas.

Este pudim de côco é uma das minhas preferidas. 
Apenas substituí o leite da receita original por leite de côco para intensificar o sabor.



Pudim de Côco 

Ingredientes:
  • 100g côco ralado
  • 2,5 dl leite de côco
  • 5 gemas
  • 250g açúcar
  • 1 colher (sopa) farinha s/fermento

Preparação:

Juntar o leite de côco e o côco ralado, deixar hidratar alguns minutos, adicionar as gemas e bater até obter uma mistura homogénea mas sem adicionar muito ar.
Peneirar a farinha para outra tigela com o açúcar e misturar bem com uma vara de arames.
Juntar os secos com a mistura líquida e continuar a mexer até não sentir o açúcar.

Com uma chávena de açúcar e meia de água fazer um caramelo bem dourado e verter numa forma previamente untada. Espalhar o caramelo de modo a forrar todo o interior da forma.
Verter a massa do pudim e fechar a forma.
Cozer em banho maria num tacho com tampa cerca de 45 minutos.
Deixar arrefecer completamente mas antes de desenformar coloque a forma em cima do lume só um ou dois minutos para derreter o caramelo do fundo.
Desenformar num prato fundo.





Sem comentários:

Enviar um comentário